Rua Jurupari 93

São Paulo - SP.

(11) 5018-1900

Vendas e Suporte.

Banco de Horas ou Pagamento de Horas Extras: qual é a melhor opção?

Banco de Horas ou Pagamento de Horas Extras?

Banco de Horas ou Pagamento das Horas Extras é, provavelmente, uma das dúvidas mais frequentes para os gerentes de RH. Qual é a melhor forma de contabilizar as horas extras de um funcionário? Se não sabe essa resposta, você deve conferir o artigo na íntegra. Hoje, vamos explicar as duas alternativas, listando por que elas podem ser a solução ideal para a sua empresa. Confira!

Primeiro, vamos entender as diferentes entre banco de horas e o pagamento de horas extras.

O que são horas extras

Basicamente, as horas extras são todas as horas trabalhadas além das 8 horas diárias, que ocorrem quando o trabalhador entra antes do seu expediente, ou sai após seu horário. Dessa forma, a hora extra deve ser corretamente calculada e acrescida ao salário do funcionário.

O que é o banco de horas

Entretanto, também possível registrar essa hora extra em um banco de horas. Mas o que é isso e como funciona? Simples: o banco de horas é um regime compensatório. Em outras palavras, é um jeito do empregador compensar o seu colaborador pelos horários excedentes, sem que haja a necessidade de pagá-lo. Sendo assim, as horas excedentes são acumuladas e contabilizadas, podendo ser compensadas por meio de uma redução na jornada, por exemplo.

Entendendo a diferença entre as duas opções

A principal diferença é a forma de compensação. Como vimos, as horas extras exigem uma compensação financeira; já no banco de horas, trata-se de redução nas horas trabalhadas. Outra distinção muito importante: a validade do banco de horas é maior, em contrapartida, hora extra deve ser paga sempre no próximo período de pagamento.

Mas no final, qual é a melhor opção: Banco de Horas ou Pagamento das Horas Extras?

Para essa escolha, você precisa avaliar diversos fatores. Sim, o banco de horas traz uma certa economia para os seus gastos, mas e se você não puder dispensar o funcionário que acumulou horas extras? Por isso, não esqueça de estudar todas as possibilidades.

Então, a principal dica é: avalie o perfil dos seus colaboradores e as demandas do seu negócio para decidir qual estratégia é mais vantajosa!

Para controle de horas extras, a melhor opção é contar com um registro de ponto eficiente

Não esqueça que o registro de ponto deve ser feito da melhor forma possível, para assim, evitar informações erradas. No nosso catálogo, você encontra diversas opções de relógio de ponto para a sua empresa, de diferentes valores e especificidades.

Se tiver alguma dúvida, ligue para a gente! Nosso time vai te ajudar a escolher a melhor opção.

Gostou do nosso artigo sobre horas extras? Não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos. Mensalmente, trazemos conteúdos sobre o mercado de trabalho, comentando principalmente sobre o controle de ponto para funcionários. Confira os outros artigos que já compartilhamos aqui e até a próxima!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também

Rafael Freitas - Designer

Rafael Freitas - Designer

"Sou apaixonado por tecnologia, marketing, design, fotografia e vídeo, busco o conhecimento como forma de transformar parte de mim e tudo que está a minha volta"

small_c_popup.png

Não vá embora !

Ficou com alguma dúvida ?