Quando o assunto é controle de ponto para empresas, logo vem à mente a imagem daqueles relógios de parede retrógados e uma fila imensa de funcionários. Mas não precisa ser assim.
Aquele mecanismo pré-histórico que é o terror dos funcionários já ficou para trás. Com o avanço tecnológico surgiram recursos de registro de ponto com um sistema prático e inteligente.
Além disso, os novos sistemas podem ajudar como ferramentas de gerenciamento de equipes e mudar completamente empresas de diversos segmentos.
Como funciona o sistema de controle de ponto
Antes de julgar os sistemas tradicionais e sair em defesa dos métodos mais modernos, é importante entender como o controle de ponto funciona.
Sobretudo, esse recurso auxilia no controle de entrada, saída e pausas dos funcionários de uma empresa; em geral, na automatização de processos de Recursos Humanos.
Dessa forma, é possível controlar a jornada de cada colaborador, aferindo a quantidade de faltas, atrasos e horas extras a serem pagas, tal como estipula a legislação trabalhista.
Além de gerenciar a jornada de trabalho, é uma importante ferramenta para evitar processos trabalhistas por falta de controle da jornada relacionados à não computação de horas extras.
De acordo com a lei trabalhista, o controle é determinado para estabelecimentos com mais de 10 funcionários.
Opções de controle de ponto além dos relógios tradicionais
São inúmeras as opções modernas para realizar o controle de ponto, que servem como alternativa aos tradicionais relógios de parede.
No entanto, para escolher a melhor opção, é recomendado considerar aspectos como número de funcionários, jornada de trabalho e o valor que se deseja investir na ferramenta.
Entre as opções mais adotadas se destacam:
-
Relógio digital:
Totalmente customizável, pode ter identificação por leitor código de barras, leitor biométrico digital e por cartão de proximidade.
-
Relógio biométrico:
Dispensa a necessidade de sistema impressor de comprovantes. É compatível com combinações de leitores e identificação por biometria, código de barras, cartões de proximidade ou senha.
-
Ponto online:
Com sistema de gerenciamento em tempo real, é totalmente virtual e possui armazenamento em nuvem.
Principais tendências de controle de ponto por softwares
O intitulados RHs de alta performance buscam cada vez mais inovações na forma de controlar a jornada, otimizando processos e gastando cada vez menos.
Eles investem em ferramentas de alta tecnologia e softwares que visam melhorar a rotina de trabalho dos profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.
Dessa forma, esses departamentos podem automatizar seus processos de gerenciamento de pessoas e focar em outras estratégias. Essa é uma característica marcante do RH Estratégico.
Trata-se do RH que anteriormente era completamente operacional e passou a trabalhar com a tecnologia para captar dados reais para embasar tomadas de decisão.
A modernização desses setores conta principalmente com tendências moderníssimas de gerenciamento, inclusive por softwares, entre as quais se destacam:
Sistema de ponto digital:
Além de fornecer registros de entrada, saída e pausas de pessoal, fornece relatórios precisos para os gestores. E ainda, ajuda a evitar fraudes, diminui falhas e simplifica a conferência do banco de horas.
Controle de ponto portátil:
É uma grande tendência que funciona através de um aplicativo acessado por um tablet de uso coletivo ou smartphone do colaborador.
O software funciona com apoio de GPS, informando o endereço do registro de ponto. Essa modalidade permite o controle da jornada até mesmo de serviços home office.
Com mais de 30 anos de inovação em soluções para controle de ponto, a Master dispõe de ferramentas voltadas à redução de custos e aumento da segurança.
São soluções personalizadas para gerenciamento do ponto rigoroso e transparente, que reduzem as chances de erros em folha de pagamento e problemas judiciais.
Conheça nossa linha de relógios de ponto https://portalmaster.com.br/relogio-de-ponto