Banco de Horas ou Pagamento das Horas Extras é, provavelmente, uma das dúvidas mais frequentes para os gerentes de RH. Qual é a melhor forma de contabilizar as horas extras de um funcionário? Se não sabe essa resposta, você deve conferir o artigo na íntegra. Hoje, vamos explicar as duas alternativas, listando por que elas podem ser a solução ideal para a sua empresa. Confira!
Primeiro, vamos entender as diferentes entre banco de horas e o pagamento de horas extras.
O que são horas extras
Basicamente, as horas extras são todas as horas trabalhadas além das 8 horas diárias, que ocorrem quando o trabalhador entra antes do seu expediente, ou sai após seu horário. Dessa forma, a hora extra deve ser corretamente calculada e acrescida ao salário do funcionário.
O que é o banco de horas
Entretanto, também possível registrar essa hora extra em um banco de horas. Mas o que é isso e como funciona? Simples: o banco de horas é um regime compensatório. Em outras palavras, é um jeito do empregador compensar o seu colaborador pelos horários excedentes, sem que haja a necessidade de pagá-lo. Sendo assim, as horas excedentes são acumuladas e contabilizadas, podendo ser compensadas por meio de uma redução na jornada, por exemplo.
Entendendo a diferença entre as duas opções
A principal diferença é a forma de compensação. Como vimos, as horas extras exigem uma compensação financeira; já no banco de horas, trata-se de redução nas horas trabalhadas. Outra distinção muito importante: a validade do banco de horas é maior, em contrapartida, hora extra deve ser paga sempre no próximo período de pagamento.
Mas no final, qual é a melhor opção: Banco de Horas ou Pagamento das Horas Extras?
Para essa escolha, você precisa avaliar diversos fatores. Sim, o banco de horas traz uma certa economia para os seus gastos, mas e se você não puder dispensar o funcionário que acumulou horas extras? Por isso, não esqueça de estudar todas as possibilidades.
Então, a principal dica é: avalie o perfil dos seus colaboradores e as demandas do seu negócio para decidir qual estratégia é mais vantajosa!
Para controle de horas extras, a melhor opção é contar com um registro de ponto eficiente
Não esqueça que o registro de ponto deve ser feito da melhor forma possível, para assim, evitar informações erradas. No nosso catálogo, você encontra diversas opções de relógio de ponto para a sua empresa, de diferentes valores e especificidades.
Se tiver alguma dúvida, ligue para a gente! Nosso time vai te ajudar a escolher a melhor opção.
Gostou do nosso artigo sobre horas extras? Não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos. Mensalmente, trazemos conteúdos sobre o mercado de trabalho, comentando principalmente sobre o controle de ponto para funcionários. Confira os outros artigos que já compartilhamos aqui e até a próxima!