Rua Jurupari 93

São Paulo - SP.

(11) 5018-1900

Vendas e Suporte.

Cartão De Ponto — Veja Sua Importância e Evolução

veja a importância e evolução do cartão de ponto

Dentro do universo corporativo, a necessidade do controle da jornada dos trabalhadores no Brasil, está prevista pelas Leis de Trabalho. Esse tipo de gerência é feita por meio do cartão de ponto — no qual, o empregador tem a exata informação dos horários em que seus colaboradores estão entrando e saindo do trabalho. Veja neste artigo como o seu uso impacta na rotina das organizações! 

Entenda como o cartão de ponto funciona 

Como é de conhecimento geral, a jornada de trabalho é o tempo em que o colaborador exerce seu ofício na empresa contratante. Por Lei, todo empregador deve registrar as horas de entrada e saída de seus funcionários. 

Pautada pela legislação trabalhista, a jornada de trabalho deve ser de, no máximo 8 horas diárias e 44 horas semanais. Com direito ao intervalo para de descanso, de no mínimo 1 hora — salvo em casos que são especificados em Lei. 

Ainda segundo a legislação brasileira, esse tipo de controle é feito através do cartão de ponto, na folha de papel. O que demanda muita responsabilidade e confiança por parte dos empregadores — assim como sendo viável em pequenas empresas

A cartolina de ponto também é outro recurso utilizado para fazer o registro do tempo de trabalho dos colaboradores. Impressos no papel com os horários exatos da chegada e saída de cada um. Cada funcionário é responsável por registrar seus horários no cartão de ponto. 

A evolução do cartão de ponto 

Com o passar do tempo, e a evolução da tecnologia — responsável por modificar os diferentes aspectos das relações pessoais e de trabalho. Esse tipo de controle passou a ser feito de maneira mais simples, moderna e eficaz. 

Passaram então a ser instaurados os métodos de marcação de ponto por biometria. Dessa maneira, o ponto eletrônico e também por meio de aplicativos de celular. O relógio de ponto biométrico faz a leitura do horário de entrada e saída do funcionário através de sua impressão digital — o que torna esse método bem mais seguro e eficaz, evitando fraudes. 

A ferramenta, seja magnética, mecânica ou eletrônica, é obrigatória na maioria das empresas, determinada pela Portaria nº 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego.

O cartão de ponto é obrigatório para as empresas? 

Segundo o Ministério de Trabalho e Emprego, o cartão de ponto é obrigatório nos estabelecimentos com mais de dez trabalhadores — de tal forma que devem registrar sua entrada e saída. Seja por meio do ponto manual, mecânico ou eletrônico. 

Ainda mediante a Lei, o colaborador é obrigado a registrar sua jornada de trabalho. Seja de oito horas por dia, ou de acordo com o que foi estipulado pela organização. 

Esse sistema que registra a frequência dos funcionários, bem como oferece vantagens para ambas às partes. E deve ser levado com seriedade pela empresa — como um facilitador de controle por parte do funcionário. 

Faça a melhor escolha para o seu negócio 

Agora que você já sabe a importância de controlar o tempo de trabalho dos funcionários, escolha o melhor relógio de ponto digital para a sua empresa, aqui na Portal Master. Temos a opção certa para o seu negócio, venha conferir! 

 

Rafael Freitas - Designer

Rafael Freitas - Designer

"Sou apaixonado por tecnologia, marketing, design, fotografia e vídeo, busco o conhecimento como forma de transformar parte de mim e tudo que está a minha volta"

Deixe um comentário

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
small_c_popup.png

Não vá embora !

Ficou com alguma dúvida ?