Em 2015, entrou em vigor a Lei Complementar 150/2015, popularmente conhecida como PEC das domésticas. Após a sua validação, a trabalhadora doméstica passou a ter direito ao fundo de garantia, seguro desemprego, salário família, adicional noturno, entre outros benefícios. Ou seja, começou a receber os mesmos direitos de um profissional de uma empresa normal, exceção feita ao recebimento do Abono Salarial (PIS).
O registro de ponto doméstico é lei
Com a consolidação da PEC, o empregado deve seguir diversas regulações para cumprir todas as diretrizes da nova legislação. Entre essas orientações, temos, por exemplo, o registro de ponto da empregada doméstica. O cartão de ponto é, sem dúvidas, uma opção interessante para resguardar tanto a empregada, quanto o empregador, em eventuais reivindicações.
O controle de ponto para doméstica, diferentemente de como é feito em empresas, pode ser feito por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico, desde que corretamente.
Controle de ponto para doméstica
Diante dessa nova realidade, muitas opções surgiram para facilitar a vida do funcionário e do patrão. Dessa forma, o popular controle de ponto por livro de registro foi perdendo espaço, dando lugar para os relógios cartográficos. Conheça algumas opções abaixo:
VEJA TAMBÉM: Assinatura no Cartão de Ponto é Obrigatória?
Relógio Cartográfico Dataprint
Esse relógio cartográfico é o pioneiro no registro de ponto mecânico, imprimindo cartões em preto e vermelho. A cor preta serve para indicar os horários normais da jornada; enquanto a cor vermelha, serve para registros após o horário (como atrasos e horas extras).
Com um sistema simples e prático, o Relógio Cartográfico Dataprint possui um puxador automático do cartão de ponto; tem motor de passo, o que aumenta sua durabilidade; além de contar com alarme para sinalizar o início e fim do expediente pelo alto falante interno.
Para evitar dores de cabeça em imprevistos, o relógio funciona mesmo com queda de energia, uma vez que o equipamento possui bateria interna que dura até 4 horas (variando de acordo com a quantidade de registros feitos durante a falta de luz).
Relógio Cartográfico Plus
Para quem busca um excelente custo-benefício, o Relógio Cartográfico Plus é uma ótima alternativa. Além disso, o Plus é uma relógio de ponto isento às normas da Portaria 1.510/2009 determinada pelo Ministério do Trabalho para regulamentar o registro de pontos.
Esse tipo de relógio cartográfico é ideal para empresas com poucos funcionários, assim como em locais de difícil instalação e manuseio de equipamentos informatizados.
Faça a melhor escolha para o seu negócio
Agora que você conhece opções de controle de ponto para doméstica e entende a importância de fazer esse registro, escolha a melhor opção para a sua necessidade. Aqui na Portal Master, temos os melhores equipamentos para registro de ponto. Portanto, conheça os nosso produtos e escolha o seu!