Para manter o controle de entrada e saída dos funcionários, muitas empresas recorrem ao uso do relógio de ponto. Atualmente, há uma variedade de tipos de controles que servem tanto para auxiliar o empregador a cumprir com as leis trabalhistas, quanto ao empresário e seu empreendimento.
Ou seja, promover o controle de acesso de entrada e saída dos funcionários é primordial para qualquer negócio. Os relógios de ponto evitam atrasos e falta de comprometimento dos colaboradores em relação à produtividade no horário de trabalho, além de outros benefícios.
Vantagens dos relógios de ponto
Com o avanço da tecnologia, os relógios de ponto tornaram-se eletrônicos. Mas algumas empresas ainda recorrem ao livro de ponto, que é um método mais barato. Nesse controle, o funcionário não pode modificar ou rasurar as informações contidas nele.
Para as organizações que possuem muitos empregados, o controle com o livro de ponto acaba sendo mais difícil e gera um trabalho árduo ao departamento pessoal, afinal, eles são responsáveis pelo monitoramento do registro de cada funcionário. Já com o ponto eletrônico, o monitoramento torna-se mais simples.
Dentro dessa modalidade, há o ponto biométrico, ou seja, por meio da impressão digital, e o ponto com o cartão, que pode ser feito com o próprio crachá da empresa. Normalmente, o sistema é instalado nas catracas de acesso ao prédio do estabelecimento ou em equipamentos próximos à entrada.
Entretanto, antes da empresa decidir qual o tipo de relógio de ponto usar, é necessário levar em conta o número de colaboradores que ela possui e o fluxo de entrada e saída deles. Dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de funcionários, um só ponto não será suficiente para atender toda a demanda.
Vale ressaltar que de acordo com a Lei da Liberdade Econômica, 13.874/2019, empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a registrar entradas e saídas. Isso também vale para as horas-extras, um dos principais motivos de processos trabalhistas. Ela institui também o ponto por exceção e, devido às demandas judiciais, muitas empresas mantiveram o relógio do ponto, independentemente do número de funcionários.
Abaixo, separamos três vantagens do relógio de ponto:
- Evita processos trabalhistas: os registros são provas indispensáveis durante algum processo trabalhista. Eles evitam impasses entre funcionário e empresa, pois as informações do aparelho são extremamente seguras;
- Economia de tempo para o departamento pessoal: o fechamento do ponto do mês de cada funcionário ocorre com mais rapidez e eficiência. O software interno de armazenamento do aparelho oferece praticidade ao processo;
- Elimina papel e burocracia: com o relógio de ponto, a empresa praticamente elimina os papéis, livros e toda a parte burocrática que envolve o controle de acesso;
Relógio de ponto: conheça os principais tipos
São diferentes tipos de relógio de ponto disponíveis atualmente no mercado brasileiro. A escolha dentre eles é realizada pela própria empresa de acordo com a sua particularidade, além das características e funcionalidades dos aparelhos.
Veja abaixo os principais:
- Henry Prisma Advanced: é um relógio eletrônico certificado pelo Inmetro em que os seus recursos proporcionam ao funcionário um registro de ponto seguro e eficaz, podendo ser utilizado para os mais diferentes segmentos e portes de empresas;
- Hexa Advanced: possui cinco modelos diferentes e traz uma tecnologia com funcionalidades otimizadas, com tela touch screen e diversas opções de identificação do colaborador, como código de barras, biometria e até Smart Card;
- ID Class: O relógio apresenta conformidade com as exigências da Portaria 1510/2009, tendo um design inovador e equipado com os mais modernos recursos de identificação;
- Além da comercialização de produtos de qualidade, a Master Tecnologias disponibiliza uma equipe especializada na área para garantir um atendimento qualificado.