Rua Jurupari 93

São Paulo - SP.

(11) 5018-1900

Vendas e Suporte.

Quais são os Tipos de Relógio de Ponto?

TIPOS DE RELÓGIO DE PONTO?

Para manter o controle de entrada e saída dos funcionários, muitas empresas recorrem ao uso do relógio de ponto. Atualmente, há uma variedade de tipos de controles que servem tanto para auxiliar o empregador a cumprir com as leis trabalhistas, quanto ao empresário e seu empreendimento.

Ou seja, promover o controle de acesso de entrada e saída dos funcionários é primordial para qualquer negócio. Os relógios de ponto evitam atrasos e falta de comprometimento dos colaboradores em relação à produtividade no horário de trabalho, além de outros benefícios.

Vantagens dos relógios de ponto

Com o avanço da tecnologia, os relógios de ponto tornaram-se eletrônicos. Mas algumas empresas ainda recorrem ao livro de ponto, que é um método mais barato. Nesse controle, o funcionário não pode modificar ou rasurar as informações contidas nele.

Para as organizações que possuem muitos empregados, o controle com o livro de ponto acaba sendo mais difícil e gera um trabalho árduo ao departamento pessoal, afinal, eles são responsáveis pelo monitoramento do registro de cada funcionário. Já com o ponto eletrônico, o monitoramento torna-se mais simples.

Dentro dessa modalidade, há o ponto biométrico, ou seja, por meio da impressão digital, e o ponto com o cartão, que pode ser feito com o próprio crachá da empresa. Normalmente, o sistema é instalado nas catracas de acesso ao prédio do estabelecimento ou em equipamentos próximos à entrada.

Entretanto, antes da empresa decidir qual o tipo de relógio de ponto usar, é necessário levar em conta o número de colaboradores que ela possui e o fluxo de entrada e saída deles. Dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de funcionários, um só ponto não será suficiente para atender toda a demanda.

Vale ressaltar que de acordo com a Lei da Liberdade Econômica, 13.874/2019, empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a registrar entradas e saídas. Isso também vale para as horas-extras, um dos principais motivos de processos trabalhistas. Ela institui também o ponto por exceção e, devido às demandas judiciais, muitas empresas mantiveram o relógio do ponto, independentemente do número de funcionários.

Abaixo, separamos três vantagens do relógio de ponto:

  • Evita processos trabalhistas: os registros são provas indispensáveis durante algum processo trabalhista. Eles evitam impasses entre funcionário e empresa, pois as informações do aparelho são extremamente seguras;
  • Economia de tempo para o departamento pessoal: o fechamento do ponto do mês de cada funcionário ocorre com mais rapidez e eficiência. O software interno de armazenamento do aparelho oferece praticidade ao processo;
  • Elimina papel e burocracia: com o relógio de ponto, a empresa praticamente elimina os papéis, livros e toda a parte burocrática que envolve o controle de acesso;

Relógio de ponto: conheça os principais tipos

 São diferentes tipos de relógio de ponto disponíveis atualmente no mercado brasileiro. A escolha dentre eles é realizada pela própria empresa de acordo com a sua particularidade, além das características e funcionalidades dos aparelhos.

Veja abaixo os principais:

  • Henry Prisma Advanced: é um relógio eletrônico certificado pelo Inmetro em que os seus recursos proporcionam ao funcionário um registro de ponto seguro e eficaz, podendo ser utilizado para os mais diferentes segmentos e portes de empresas;
  • Hexa Advanced: possui cinco modelos diferentes e traz uma tecnologia com funcionalidades otimizadas, com tela touch screen e diversas opções de identificação do colaborador, como código de barras, biometria e até Smart Card;
  • ID Class: O relógio apresenta conformidade com as exigências da Portaria 1510/2009, tendo um design inovador e equipado com os mais modernos recursos de identificação;
  • Além da comercialização de produtos de qualidade, a Master Tecnologias disponibiliza uma equipe especializada na área para garantir um atendimento qualificado.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rafael Freitas - Designer

Rafael Freitas - Designer

"Sou apaixonado por tecnologia, marketing, design, fotografia e vídeo, busco o conhecimento como forma de transformar parte de mim e tudo que está a minha volta"

small_c_popup.png

Não vá embora !

Ficou com alguma dúvida ?